Prezados leitores, convidamos vocês a meditar um dos relatos mais comoventes dedicados ao glorioso Santo Antônio. Homem de exímias virtudes, nosso taumaturgo foi um grande devoto do Sagrado Coração de Jesus, íntimo amigo do Menino Deus e discípulo muito amado de São Francisco de Assis, que, em sinal de profundo afeto e estima espiritual, chegou a chamá-lo de “meu bispo”.

O relato que apresentamos a seguir encontra-se na obra Florinhas de Santo Antônio, disponível em nosso site. Ao final, o leitor encontrará também uma breve e piedosa oração ao Deus-Menino nos braços de Santo Antônio, extraída de nosso devocionário dedicado ao santo, o Manual de Santo Antônio.

Confira a seguir


Como certo fidalgo viu a Santo Antônio abraçado ao dulcíssimo Menino e Senhor Nosso Jesus Cristo

Quando, certa vez, Santo Antônio entrou numa cidade em serviço de pregação, o senhor fidalgo que lhe deu pousada reservou-lhe aposentos retirados, a fim de não o perturbarem no estudo e oração.

Ora, estava o Santo recolhido e só em seus aposentos, quando o senhor fidalgo, discorrendo pela casa a tratar da sua vida, adregou passar perto e, levado por devota curiosidade, espreitou para dentro, às escondidas, por uma fresta que abria mesmo no lugar onde o Santo descansava. E o que hão de ver seus olhos! Um Menino mui formoso e alegre, nos braços de Santo Antônio, e o Santo a contemplar-Lhe o rosto, a apertá-Lo ao peito e a cobri-Lo de beijos.

Ficou maravilhado o fidalgo com a formosura do Menino, e todo se espantava, não atinando como explicar donde teria vindo para ali criança tão graciosa e tão bela.

E o Menino, que outro não era senão o Senhor Jesus, revelou a Santo Antônio que seu hospedeiro o estava espreitando.

Pelo que Santo Antônio, depois de findar a longa oração, chamou o senhor fidalgo e, humildemente, lhe pediu e instou que, enquanto ele vivo fosse, a ninguém revelasse a visão que espreitara.

E só depois da morte do Santo, o senhor fidalgo, com lágrimas santas, contou o milagre que seus olhos indiscretos haviam contemplado. Em louvor de Cristo. Amém.


Oração a Deus-Menino nos braços de Santo Antônio

Ó meu amabilíssimo Jesus, todo suavidade e bondade, que Vos dignastes de aparecer ao glorioso Santo Antônio na forma de menino e descansastes nos seus braços, a fim de testemunhar-lhe o vosso amor, eu Vos adoro com todos os afetos do meu coração. Desejo amar-Vos tão ardentemente como Santo Antônio na sua vida.

Para recompensar este amor, que este servo fiel Vos consagrou, lhe aparecestes visivelmente, descendo aos seus braços e comunicando-lhe naquele momento venturoso um antegosto das alegrias celestes.

Por aquele amor, que consagrastes a Santo Antônio, ouvi, meu bom Jesus, minhas súplicas. A Vós nada é impossível. Purificai cada vez mais a minha alma, a fim de receber-Vos sempre dignamente na Sagrada Comunhão.

Prendei pelos laços do amor divino o meu coração tão firmemente ao vosso, que nada neste mundo seja capaz de separar-me de Vós. Fazei que, de hoje em diante, eu ache a minha consolação mais suave, a minha alegria em amar-Vos de todo o coração, de toda a minha alma, com todas as forças no tempo e na eternidade.

Deixe um comentário