Prezados leitores, sejam bem-vindos a mais um conteúdo preparado por nossa equipe. 

Nesta quinta-feira a Igreja nos convida ao recolhimento e à oração, dedicando alguns minutos do nosso dia a fazer companhia a Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Rezemos, então, com uma breve oração para esse momento, retirada do nosso devocionário Escudo Admirável, seguida do hino Tantum Ergo Sacramentum, composto por São Tomás de Aquino, teólogo e Doutor da Igreja. 


Oração preparatória à adoração do Santíssimo Sacramento

Graças e louvores, ó Jesus, Vos sejam sempre dados no sacramento de vosso amor. Ó Amor digno de todos os amores celestes e terrestres! Foi por um ilimitado amor para comigo, ingrato pecador, que Vós revestistes a nossa humanidade, derramastes o vosso Preciosíssimo Sangue na vossa dolorosa flagelação, e que morrestes sobre uma Cruz ignominiosa para nos salvar a todos. Agora que me ilumina uma viva fé, é com toda a efusão de minha alma e todo o fervor do meu coração que humildemente Vos peço, pelos infinitos merecimentos de vossos acerbos sofrimentos, que me deis ânimo e força para destruir todas as más paixões que dominam no meu coração, bendizer-Vos nas minhas maiores aflições, glorificar-Vos com o exato cumprimento de todos os meus deveres, detestar inteiramente o pecado e santificar-me.

Depois da Oração preparatória, dirá o Hino:

Tantum Ergo Sacramentum

Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Præstet fides supplementum
Sensuum defectui.

Genitori, Genitoque
Laus et jubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio. Amen.

℣. Panem de cælo præstitisti eis.
℟. Omne delectamentum in se habentem.
Inclinados adoremos
Sacramento tão augusto;
Ao novo Mistério ceda
O documento vetusto;
Supra em nós da fé o efeito
Dos sentidos o defeito.

Louvor e júbilo seja
Ao Pai, ao Filho supremo,
Salvação, honra perene,
A bênção, poder eterno:
De ambos procede esse amor,
A quem cabe igual louvor. Amém.

℣. Destes-lhes, Senhor, o Pão do Céu.
℟. Que em si contém toda a doçura.

Oremos

Ó Deus, que neste admirável Sacramento nos deixastes a memória da vossa Paixão: concedei-nos, como rogamos, para por tal modo veneremos os sagrados mistérios do vosso Corpo e Sangue, que continuamente sintamos em nós os frutos da vossa Redenção. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Deixe um comentário